quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

8ªA
Pedofilia na Internet
A pedofilia infantil é um crime onde o principal meio de divulgação é a Internet. Crianças são atraídas de diversas por esses agressores, seja por brinquedos, por bombons e acabam sendo abusadas sexualmente. A pedofilia hoje movimenta milhões de dólares por ano e expõe crianças e adolescentes a abusos desumanos. Combater esse crime já se tornou um grande desafio para toda a sociedade. Hoje, meninos e meninas são obrigados a realizar esses atos e as vezes nem percebem que estão sendo filmados. Depois esses vídeos são vendidos livremente na Internet, podendo ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.Para evitar que esse crime se espalhe cada vez mais por todo o mundo e que ele se banalize, os pais devem instruir seus filhos, e deixar claro que a pedofilia existe, e que deve ser combatida, e mais, que eles devem estar sempre atentos a qualquer situação, não conversar com pessoas que eles não conhecem pela Internet e nunca fazer amizades pela rede com pessoas estranhas ou mais velhas que eles. Os pais devem aprender e manusear os programas usados pelos filhos e estar sempre atento aos diálogos com pessoas estranhas.Os pais devem também informar as crianças que não se deve fornecer dados pessoais a ninguém, como cidade onde vive, escola ou telefone.Todos nós temos o dever de combater esses abusados, e caso seja detectado qualquer abuso ou atividade suspeita, devem imediatamente fazer uma denuncia afim de acabar com esse ato horrível e desumano.Muitas vezes também acontece de os culpados alegarem que a criança consentiu ao abuso, mais muitas vezes eles conseguem passar tamanha confiança, que a criança, confiando, acaba consentindo ao abuso sem nem saber do que se trata.
8°B
Computador, uma arma a domicílio
Hoje, a Internet, apesar de apresentar uma imensa facilidade nas relações comerciais, de comunicação e de lazer entre as pessoas, internacionalmente, apresenta um imenso perigo para aqueles que não sabem manuseá-la corretamente. A incidência de despreparo e conhecimento da rede é muito grande, resultando em roubos, estelionato, falsificações, e até casos de seqüestros de arquivos pessoais e de pessoas por meio das comunidades virtuais.Grupos de estelionatários invadem a privacidade do povo, passando-se por amigos ou conhecidos. Podem falsificar páginas bancárias, de sites e de empresas que para seu acesso, exigem senha. O internalta, desinformado, acaba se envolvendo na farsa, podendo ter o cartão e a senha clonados.Para evitar tal alarmante, é necessário que, além do cuidado do próprio usuário ao dispor destes serviços, haja uma cooperação de denúncia e de investigação entre a população, a Polícia Federal e o Poder Judiciário, não somente a nível nacional, como também internacional, através de outras organizações não governamentais e da Interpol.
8°D
Cyberbullying

O cyberbullying é uma forma de virtual de se praticar o bullying. Sua prática vem preocupando especialmente pais e educadores, em todo o mundo. Seus praticantes utilizam-se das modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger a pessoa descriminada. As agressões podem ocorrer através de e-mails, torpedos, Blogs, Fotoblogs, Orkut, MSN e entre outros meios. Apesar de ser cometida por todas as faixas etárias e por todos os sexos, os adolescentes do sexo feminino são as principais praticantes.Geralmente, o agressor tem o prazer de rebaixar as pessoas mesmo que sem motivo. Indivíduos como esses, não tem limites impostos por seus pais, sendo assim, não sabem o momento certo de parar. O praticante das agressões na maioria das vezes não tem noção que esta sendo prejudicial devido à dificuldade de se colocar no lugar do outro, muitos acreditam que seus atos são apenas “brincadeirinhas” sem maiores conseqüências. Por outro lado, acreditam que se descobertos, nada lhes ocorrerá, uma vez que são menores de idade e o Estatuto da Criança e do Adolescente lhes protegerá.A maior parte das vítimas sentem medo, raiva e vergonha, por terem sido agredidas, constrangidas e humilhadas, alem dos danos morais e emocionais ,podem atrair pessoas mal intencionadas do mundo real como pedófilos, no momento em que montagens,textos indevidos criados pelos agressores são colocados em nome delas em rede mundial. Elas vivem um clima de instabilidade emocional e desconfiança, pois todos à sua volta tornam-se suspeitos. Já houve casos em que o autor foi rastreado, identificado pela polícia e seus responsáveis, encontram-se respondendo a processos, por danos morais e outros artigos previstos em Lei. Hoje existem delegacias especializadas em crimes cibernéticos que dispõem de recursos para identificar a origem das mensagens.

8ªG
Ética na Internet

Dependência (vícios na Internet)


Nos dias atuais, observamos, que os jovens, se tornam dependentes dos computadores.Sites de jogos, blogs, estão, a cada dia que passa, prendendo mais e mais adolescentes em seus mundos virtuais.Na maioria das vezes, esse vício acaba atrapalhando a vida escolar e até mesmo o relacionamento desses jovens com a família e amigos.Esse vício acaba chegando na vida dos adolescentes, com influência de colegas e também porque os pais não impõem limites ao tempo dos filhos no computador.Alguns adolescentes já possuem esse vício desde a infância, mas, às vezes, por ausência, os pais não percebem o vício que a criança carrega, o que pode acarretar problemas muito graves futuramente.Cabe agora, aos pais, que têm seus filhos dependentes, buscar incentivos e atividades fora do computador e a escola ajudar também na solução desse problema.


8ª H
Ética no trabalho

Em termos genéricos, a ética pode designar aquilo que é descrito como “a ciência da moralidade”, conjunto de regras que a sociedade julga como certo.A ética é uma questão que a ganha contornos importantes nos dias de hoje. A necessidade e exigência da sociedade atual têm por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito.A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos entre outros membros da comunidade em geral.Todos devem respeitar o ambiente de trabalho. Não se deve ter preconceitos com etnia, sexualidade, forma de ser, agir, pensar e deve-se sempre ajudar e optar por algo que melhore o objetivo a ser alcançado. É necessário também manter o local limpo, ser humilde, tolerante e flexível, pois muitas pessoas têm idéias diferentes que podem até solucionar um grande problema. Evitar situações que só atrapalham o ambiente de trabalho é muito importante para alcançar o resultado esperado.As falhas éticas, no ambiente de trabalho, muitas vezes, ocorrem por desconhecimento, ingenuidade, ou descuido. Ou seja, nem sempre essas falhas estão associadas ao mau caratismo do profissional. Na maioria dos esquemas de corrupção, pessoas desavisadas são usadas como vítimas. Além disso, em muitas situações a pessoa pode se envolver em problemas éticos, sem dimensionar o resultado futuro de sua conduta inapropriada.

8ª I
Ética na escola
Aprender a ser cidadão é, entre inúmeros aspectos, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; utilizar o diálogo nas mais diferentes situações, e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola!A ética na escola é um campo de reflexões que busca conhecer as relações entre alunos e funcionários para melhorar a convivência no dia-a-dia, pois, na maioria das vezes, as escolas são tumultuadas devido ao grande número de pessoas e conteúdo. Os educadores buscam este ideal através de trabalhos que visam ao respeito pelo outro e ao direito de ser respeitado para evitar, por exemplo, o bulling, que é infelizmente, uma atividade, entre os alunos, que tem acontecido freqüentemente. Nele, os colegas de salas fazem brincadeiras de mau gosto que acabam atingindo o outro de forma negativa. Mas, atividades que influenciam a solidariedade, cooperação e que garantam os seus deveres e direitos, para fazerem compreender a cidadania, tentam apresentá-los com clareza o papel na sociedade.Na sociedade em que vivemos é fundamental a presença da ética. Em todas as situações, não devemos deixar de lado nossos princípios e valores morais.No colégio, devemos respeitar o próximo, ser solidários com colegas, não julgar precipitadamente, não omitir informações, não atrapalhar as aulas, não fazer brincadeiras de ‘mau-gosto’ com os amigos, entre outras recomendações. É nosso dever manter uma postura ÉTICA para com o próximo.A ética reflete a preocupação, para que a escola possa realizar um trabalho que incentive a autonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo.São quatro blocos temáticos principais: respeito, justiça, diálogo e solidariedade.Respeito: respeitar o lugar em que estamos convivendo com os outros e também respeitar os professores e todos que convivem nesse local, pois só querem nos ajudar a entender o mundo de uma maneira melhor.Justiça: tentar punir os alunos de uma forma que eles entendam o que fizeram de errado, não querendo provocar raiva neles, mas apenas tentando fazê-los respeitar mais o lugar onde eles estão sendo recebidos com todo carinho possível.Diálogo: conversar com os alunos para saber se eles estão tendo alguma dificuldade ou não estão conseguindo conversar com ninguém, para que o aluno se sinta mais livre em expressar seus sentimentos e opiniões.Solidariedade: ajudar os outros se estiverem precisando de ajuda sem pensar no que podem receber em troca, incentivá-los a enfrentar seus problemas, ter atitudes que demonstrem e comprovem suas opiniões.